
Apiesp realiza encontro de reitores e impulsiona debate sobre novos métodos de inovação
Durante a programação do Paraná Faz Ciência, realizado em Guarapuava, reitores das universidades estaduais do Paraná participaram de uma reunião da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp). O encontro teve como foco a avaliação institucional, a qualidade do ensino e o papel estratégico das universidades no desenvolvimento regional.
O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Fábio Hernandes, destacou a importância de sediar o evento. “É uma alegria muito grande trazer o Paraná Faz Ciência para o centro do Paraná. Estamos mostrando à comunidade, especialmente aos jovens, o papel da universidade pública e como a ciência, a tecnologia e a inovação podem transformar a realidade social”, afirma o reitor.
Para o reitor Alexandre Almeida Webber, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o evento é fundamental para ampliar a percepção da sociedade sobre o potencial das instituições de ensino superior. “Essa mostra do que temos nas nossas universidades oferece ao jovem uma visão mais clara e uma decisão mais assertiva sobre seu futuro. É uma forma de apresentar as oportunidades que existem no ensino, na pesquisa e na extensão”, explica o reitor.
Participaram da reunião representantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Unicentro e Unioeste. Uma das pautas discutidas na reunião foi a apresentação de um programa piloto de avaliação de origem japonesa, voltado a medir o conhecimento em matemática e programação de calouros. Além disso, os reitores trocaram estratégias para aprimorar os indicadores institucionais e fortalecer o papel das universidades como motores de desenvolvimento regional. “O Paraná tem nas suas universidades estaduais um grande potencial, justamente por estarem espalhadas por todo o estado. Nosso foco é seguir aprimorando essas instituições para fortalecer o Paraná como um todo”, explica Alexandre.

Por Isabella Silva