Paraná Faz Ciência supera expectativa de público e encerra 5ª edição com premiação

Paraná Faz Ciência supera expectativa de público e encerra 5ª edição com premiação

Autoridades destacaram o papel da ciência e da educação no desenvolvimento do Estado 

A 5ª edição do Paraná Faz Ciência foi oficialmente encerrada nesta sexta-feira (3), em Guarapuava, com a presença de autoridades estaduais, visitantes, comunidade acadêmica e representantes das universidades que integram o sistema de ensino superior público do Paraná. O momento final do evento foi dedicado a agradecimentos e à celebração do sucesso da feira, que superou a expectativa de público de 40 mil visitantes ao longo da semana.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona; do reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Fábio Hernandes, e do vice-reitor, Ademir Juracy Fanfa Ribas; da reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marta Regina Gimenez Fávaro; além da coordenadora geral do Paraná Faz Ciência 2025, Marquiana de Freitas Villas-Boas Gomes, e do coordenador administrativo do evento, Jeferson Carraro.

Nas falas, o clima foi de gratidão e dever cumprido. Marquiana destacou que o Paraná Faz Ciência 2025 “popularizou a ciência para públicos de todas as idades” e agradeceu ao empenho da comunidade acadêmica da Unicentro, anfitriã desta edição. Já Carraro reforçou que o legado do evento vai além dos números. “É a vitória da união, da educação, da ciência e da tecnologia, que permanecerá por muito tempo na cidade e na região”.

O vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, destacou o esforço coletivo de toda a comunidade acadêmica para a construção do evento. “Estamos encerrando o com o sentimento de dever cumprido, depois de mais de 200 atividades, muito esforço e dedicação. O sucesso acontece porque tem muita gente trabalhando e acreditando nessas ações”, comentou.

O reitor da universidade, Fábio Hernandes, reforçou a importância do evento para a comunidade. “A educação, a ciência, a tecnologia e a inovação transformam vidas. Estamos muito felizes com esse evento, com a magnitude dele e com a participação da população”.

Já o secretário Aldo Nelson Bona ressaltou o impacto do evento além do meio acadêmico. “Eventos como este impactam a economia local, movimentam setores como hotelaria e alimentação, e mostram a relevância do sistema de ciência e tecnologia para o desenvolvimento do Paraná”. Ele também reforçou que a feira se encerra, mas o compromisso com a ciência é permanente. “O Paraná Faz Ciência encerra hoje, mas o incentivo ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Estado continua e cresce com tudo aquilo que aconteceu aqui”. 

Entrega do Prêmio Nós Propomos! Atlas Eleitoral

O encerramento da 5ª edição do Paraná Faz Ciência também foi marcado pela entrega do prêmio Nós Propomos! Atlas Eleitoral. A iniciativa é do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica e Cartografia para Escolares e do Grupo de Pesquisa Redes de Poder, Migrações e Dinâmicas Territoriais.

Concorreram quatro projetos de diferentes colégios públicos de Guarapuava. A votação ocorreu durante o Paraná Faz Ciência, em quatro urnas disponibilizadas pelo TRE para votação.

A proposta vencedora foi “Alerta de Enchentes”, do Colégio Estadual Padre Chagas, que recebeu 2.432 votos. O prêmio de R$1.000 será destinado à Associação de Pais e Mestres para investimento no projeto.

O professor orientador Emerson de Souza Gomes comemorou a conquista. “Esse prêmio é um reconhecimento desse trabalho. Estamos todos muito felizes em receber essa premiação, e o valor será usado exclusivamente para investimento no projeto”.

Para a estudante Laura Maria Palli Carbornar, a vitória veio para coroar meses de dedicação. “A gente passou muito tempo estudando, uns três meses de trabalho de campo. Ter esse reconhecimento hoje é algo incrível”. A diretora do colégio, Evelyn Gandra, resumiu o sentimento da comunidade escolar. “É um orgulho imenso conseguir esse reconhecimento, porque a ideia é muito bacana”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *