
Palestra sobre poluição do ar abre as atividades do último dia do Paraná faz Ciência
Pesquisas revelam que os níveis de CO2 nas cidades paranaenses estão acima do recomendado pela OMS
A qualidade do ar do Paraná e do país foi tema de discussão no Paraná Faz Ciência (PFC). Realizada pelo Professor Dr. Ricardo Godoi, pesquisador na área da poluição atmosférica, a temática reforça os eixos discutidos durante todo o evento, realizado pela Unicentro de 29 de setembro a 03 de outubro.
Para o pesquisador, a divulgação científica promovida em espaços como o PFC é essencial para conscientizar a população sobre temas como a poluição do ar. Isso porque, esse tipo de poluição, que é uma consequência das mudanças climáticas, não é sentida imediatamente, mas está acontecendo a todo momento. “Trazer a emergência climática para uma discussão estadual é abrir uma porta do invisível”, afirma.
Em pesquisas realizadas pelo pesquisador, ficou evidente a qualidade do ar e a quantidade de dióxido de carbono em algumas cidades paranaenses. Todos os municípios analisados possuem níveis de poluição muito acima do que é considerado aceitável, e que apenas políticas públicas em favor do clima transformarão o país.
“O futuro do Brasil está nas mãos dos jovens e adolescentes, que podem mudar a história do país. Temos muitas coisas para fazer e a geração mais velha é responsável por ajudar os adolescentes nessa jornada”, completa.
Myllena Dvulhatka