
Assembleia Legislativa Itinerante chega a Guarapuava
Evento marcou a 31ª edição do projeto e ocorreu durante o Paraná Faz Ciência, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou, pela primeira vez em Guarapuava, uma edição da Assembleia Itinerante, projeto que leva o Legislativo estadual a diferentes regiões do Paraná. O encontro aconteceu na noite de quarta-feira (1°), dentro da programação do evento Paraná Faz Ciência, reunindo deputados estaduais, lideranças locais, estudantes e a comunidade da região Centro-Sul do estado.
O presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou que a iniciativa tem como objetivo aproximar o Parlamento da população. “É importante estarmos aqui hoje para debatermos os avanços e, com esse debate, tentarmos antecipar investimentos para a região. Estamos aqui para ouvir e ser essa ligação entre a população e o governo estadual”, afirmou.
O objetivo da Assembleia Itinerante é levar para a população o trabalho feito por deputados e deputadas estaduais mais perto da comunidade. Essa ação ajuda a população a saber o que é feito e discutido na Assembleia cotidianamente, despertando o interesse em quem está mais longe territorialmente da capital.
Ciência e homenagens
A edição da Assembleia Itinerante dentro do Paraná Faz Ciência também teve outro propósito: valorizar a pesquisa científica feita na região Centro-Sul do estado. Assim, deputados e deputadas prestaram homenagens para cidadãos e instituições locais.
O professor Fábio Hernandes, reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), foi um dos homenageados. “Estou muito feliz por ter recebido essa homenagem, que é um reflexo do trabalho de toda uma comunidade que tem feito esse belo evento e que tem colocado a Unicentro cada vez mais no auge, cada vez mais sendo reconhecida”, comentou.
Ainda da Unicentro, receberam as homenagens: Aldo Nelson Bona, ex-reitor da Unicentro e atual secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); o médico e professor David Livingstone Alves Figueiredo, pioneiro na criação do curso de Medicina da Unicentro e idealizador do Vale do Genoma; os professores Afonso Figueiredo Filho, Edivaldo Lopes Thomaz, Juliana Sartori Bonini, Najeh Maissar Khalil, Rubiana Mara Mainardes e Silvio Roberto Stéfani, foram homenageados durante a sessão solene da Assembleia Itinerante.

Por: Mariana Huller