
Jornada Educatech premia projetos campeões de 2025
A quinta edição da Jornada Educatech chegou ao fim nesta quarta-feira (1º) com a premiação dos vencedores de 2025. A entrega dos prêmios fez parte da programação do Paraná Faz Ciência. Estudantes do ensino fundamental e médio, bem como professores e escolas foram condecorados nas categorias Automação, Robótica e Novos Produtos, Pensamento Computacional, mais projetos inscritos e aprovados e destaques.
O campeão geral do Educatech 2025 foi o projeto “Banheiro Seco Sustentável”, do Colégio Benedito de Paula Louro. Iniciada num curso de robótica, a ideia do projeto partiu de uma preocupação ambiental: o uso de fossa negra, que contamina o solo e a água.
“A gente criou o produto para minimizar o uso de fossa negra, que é um problema na nossa região. Muitas pessoas usam a fossa negra do jeito errado, contaminando o solo e a água. A gente criou o projeto para ter uma sustentabilidade no dejeto, porque o produto final vai servir como adubo”, explica um dos desenvolvedores, Guilherme Fin.
A professora Karina Martins Pereira Correia de Lima, orientadora do projeto do Banheiro Seco Sustentável, participou de todas as edições do Educatech. Para a docente, trazer os alunos do interior para a cidade consiste em uma missão de proporcionar novas vivências e oportunidades para cada um.
“Esse ano eu tive uma equipe de alunos que é fora da média. Eles são realmente muito especiais. Conseguir trazer eles para cá, é quase uma missão de vida, poder dar oportunidade para eles, pois no interior essas chances são mais restritas. Só de vir para a cidade eles já ficam felizes. E ter oportunidade de serem ouvidos, de falar dos problemas da realidade deles, de desenvolver habilidades novas, isso para mim cobre todo o custo que tem”, afirma.
Projetos bem desenvolvidos marcam edição
Outro projeto vencedor foi o “Viagem por Guarapuava: Um passeio educativo em pixel arte”, do Colégio Cristo Rei. Ele ficou em primeiro lugar na categoria Pensamento Computacional e consiste em um jogo que explora a cidade de Guarapuava, para que o usuário viaje pelos principais pontos do município. “Foi muito gratificante, na verdade, a gente se esforçou”, afirma um dos alunos responsáveis, Victor Calixto Fogaça do Nascimento.
Segundo o estudante, o Educatech também foi fundamental para aperfeiçoar a ideia que teve junto com as colegas Maysa Oliveira, Bianca Portela Jeremias e Alana Vitória Chimilovski. “Na verdade, nenhum projeto está pronto finalmente. Sempre os programadores querem colocar alguma coisa para ficar melhor e ir aperfeiçoando ele em todo o tempo”, diz.
O professor William Schon Lopes, do colégio Professor Pedro Carli, foi o docente destaque da premiação. Ele orientou quatro projetos e, destes, três foram vencedores. Para William, o Educatech contribui para todas as áreas da vida dos alunos, além do aprimoramento do conhecimento em tecnologia.
O futuro dos estudantes também é fortemente influenciado pela experiência do evento, como na escolha profissional. “Para eles é uma oportunidade de aprendizado. Eu vejo que o processo de aprendizagem, de fazer ou aprender através de projetos, ele propicia um crescimento em todos os sentidos para o estudante, não só na robótica e programação, que são as áreas que nós estamos apresentando aqui, mas é importante para a vida deles, até depois para o mercado de trabalho, para a escolha de uma profissão, é uma grande oportunidade de crescimento para o estudante”, confirma William.
Além dos trabalhos, também foi realizada a premiação da Corrida Maluka, que é vinculada ao Educatech. As equipes vencedoras foram “Batmóvel”, “The Simpsons” e “Mario Kart”.
A Jornada Educatech
Em um mundo altamente tecnológico, o incentivo desde cedo para o aprofundamento em áreas tecnológicas como robótica e computação, é fundamental para o entendimento do mundo, assim como é uma preparação para o futuro de alunos que ainda estão nas escolas.
Com mais de 250 projetos inscritos e 100 selecionados, o Educatech é fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Centro Universitário Campo Real, as Faculdades Guarapuava e Uniguairacá, o Cilla Tech Park e o Núcleo Regional de Educação.
O Educatech envolve alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares, que desenvolvem projetos inovadores de tecnologia relacionados às mais diversas questões e problemas sociais e ambientais.
“Essa oportunidade de troca de conhecimento é importante quando a gente tem a universidade trabalhando com esses projetos de educação básica, principalmente porque a visão dos professores, dos doutores, muitas vezes, consegue visualizar o potencial de melhorar esses projetos. Esses alunos aqui tem um grande potencial para serem os nossos futuros estudantes nas universidades”, afirma um dos organizadores do evento e diretor do Câmpus Cedeteg, professor Ricardo Yoshimitsu Miyahara.
Muito mais do que uma oportunidade de expor projetos, o Educatech é um espaço de troca de conhecimento e aprendizado, para que os alunos pensem soluções criativas na área da tecnologia, como comenta uma das organizadoras do evento, Isabela Queiroz.
“Depois que nós vimos a formalização da jornada do Educatech, com certeza o engajamento dos alunos a pensar coisas diferentes, a pensar fora da caixa e não só ser um replicador de projetos é um diferencial. A gente tenta todo ano fazer com que eles saiam da zona de conforto”.
O evento teve a presença do reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, do vice-reitor, Ademir Fanfa Ribas, do prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, do Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona, e de autoridades do legislativo estadual.
Confira os vencedores na categoria Campeão Geral
- Banheiro Seco Sustentável – Colégio Benedito de Paula Louro
- Detectacio: Protótipo para monitoramento e detecção de vacas em período fértil – Colégio Bento Munhoz da Rocha
- Robotic Leg – Colégio do Campo Professor Júlio Moreira
Confira os vencedores na categoria Pensamento Computacional
Ensino Fundamental:
- Viagem por Guarapuava: Um passeio educativo em pixel arte – Colégio Cristo Rei
- Festejando a vitória do mel – Colégio Professor Pedro Carli
- Missão Antirracismo: Consciência em jogo – Colégio Manoel Ribas
Ensino Médio:
- Ledgelook: plataforma de aprendizado imersivo com V.R. – Senac
- Coexistir – Colégio Professor Pedro Carli
- Pdera – protótipo de ensino em realidade aumenta – Colégio Ana Vanda Bassara
Confira os vencedores na categoria Automação, Robótica e Novos Produtos
Ensino Fundamental:
- Robotic Leg – Colégio do campo Julio Moreira
- Ardupeneira: separador automático de partículas – Colégio Manoel Ribas
- Guindaste com motores DCs – Colégio Amarílio
Ensino Médio
- Banheiro Seco Sustentável – Colégio Benedito de Paula Louro
- Detectacio: Protótipo para monitoramento e detecção de vacas em período fértil – Colégio Bento Munhoz da Rocha
- Totem de triagem clínica autônoma – Colégio Professor Pedro Carli
Confira os professores com mais projetos aprovados
- Carolina de Farias Alves
- Cleciane Ramos dos Santos
- Edinéia Costa Stankievcz
Confira as escolas com mais projetos aprovados
- CCM Leni Marlene Jacob
- CCM Manoel Ribas
- CE Ana Vanda Bassara
Confira as fotos da premiação no Banco de Imagens do Paraná Faz Ciência
Por Ana Flávia Godoy