
Congresso do Setor de Agrárias e Ambientais da Unicentro será no Paraná Faz Ciência
O Setor de Agrárias e Ambientais de Guarapuava (SEAA/G) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promove, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, o 5º Congresso do Setor de Agrárias e Ambientais (CONSEAAG), que integra a programação do Paraná Faz Ciência.
Com o tema “Aquecimento Global – Descarbonização”, o evento tem como objetivo reunir especialistas, pesquisadores, acadêmicos e profissionais para debater estratégias e desenvolver soluções integradas voltadas à redução das emissões de carbono e gases de efeito estufa, contribuindo com ações para a mitigação das mudanças climáticas.
Organizado pelo SEAA/G, o congresso contará com uma programação diversificada, composta por palestras, mesas-redondas, debates, oficinas temáticas e apresentações de trabalhos científicos e de extensão. As atividades serão realizadas com a participação dos departamentos de Agronomia, Ciências Biológicas, Geografia e Medicina Veterinária, promovendo a integração entre diferentes áreas do conhecimento e incentivando discussões amplas sobre os desafios ambientais atuais.
Visando possibilitar a presença de um público mais abrangente, o 5° CONSEAAG acontecerá nos períodos diurno e noturno, permitindo a participação de acadêmicos de graduação, pós-graduação, docentes, profissionais e membros da comunidade. Durante o congresso, também serão apresentados resultados de pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos no âmbito das ciências agrárias e ambientais, fortalecendo o papel da universidade na geração de conhecimento e no diálogo com a sociedade.
Para o coordenador do CONSEAAG, professor Sidnei Osmar Jadoski, o evento estar dentro do Paraná Faz Ciência torna essa uma oportunidade única, pois estudantes, professores e pesquisadores de várias instituições de ensino superior estarão presentes e poderão enriquecer o debate central do congresso, trazendo visões amplas e assertivas sobre a descarbonização.
“Além disso, como ambos os eventos tratam da temática relacionada à crise climática, parte das atividades são realizadas conjuntamente, e outras se somam, possibilitando maior integração, discussões, debates e trocas de experiências mais produtivas e abrangentes, no caminho de uma melhor condição para enfrentamento e mitigação das alterações climáticas em curso”, completou o o vice-diretor do SEAA/G.
Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.