
Equipe da Unicentro se encontra com lideranças estaduais para discutir o evento Paraná Faz Ciência
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) é a organizadora oficial da edição 2025 do evento Paraná Faz Ciência. Um dos maiores encontros científicos da Região Sul e o maior do estado, o objetivo é reunir pesquisadores, professores, alunos, autoridades científicas e toda a sociedade civil para discutir temas de interesse público. Neste ano, o tema escolhido é “Ciência, Tecnologia, Inovação na Ação contra a Mudança Global do Clima”.
Financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Fundação Araucária, o Paraná Faz Ciência foi organizado, em 2024, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e reuniu 38 mil pessoas na região norte do estado. A expectativa é repetir o feito em Guarapuava. As atividades são dividas em conferências, seminários, mostras científicas, encontros de cooperação, oficinas, cursos, atividades culturais, etc.
Para alinhar o evento de tamanha importância, a coordenadora geral, Marquiana Gomes, professora do Departamento de Geografia da Unicentro; o coordenador administrativo, Jefferson Carraro; o reitor Fábio Hernandes e o vice-reitor Ademir Fanfa Ribas, estiveram em Curitiba reunidos com o secretário da Seti, Aldo Nelson Bona, e com o secretário de Estado da Educação (Seed), Roni Miranda Vieira.
A reunião com o secretário da Seed teve como objetivo apresentar a programação do Paraná Faz Ciência voltada à educação básica. Com a expectativa de receber de 6 a 8 mil alunos por dia, o evento contará com mostra interativa, oficinas, minicursos e palestras para estudantes e professores. A parceria com a Secretaria prevê ainda a presença de um estande da Seed, destacando ações integradas com a Unicentro. “Queríamos que o secretário compreendesse a importância da participação das escolas. Ele entendeu que o Paraná Faz Ciência tem potencial transformador, aproximando os alunos das universidades, e nos recebeu muito bem”, relata Marquiana.
Também foi discutido o apoio da Secretaria no contato com diretores escolares, especialmente por conta da realização da Prova Saeb, prevista para o mesmo período. A proposta é que o Paraná Faz Ciência complemente a preparação dos alunos para a avaliação nacional, com incentivo do governo estadual para a participação das escolas. “Nós apresentamos toda a programação ao secretário e também solicitamos o apoio no envolvimento das escolas. Afinal, o evento pode ser um reforço importante na preparação dos alunos para a Prova Saeb”, reforça Jefferson Carraro. “O professor Aldo esteve conosco na reunião com o secretário de Estado da Educação para reforçar a dimensão do evento e, principalmente, seu potencial de impacto na comunidade”, complementa o reitor, Fábio Hernandes.
“O Paraná Faz Ciência tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse pela ciência, pela inovação, pela tecnologia e pela educação, mostrando como esses temas podem transformar vidas”, Fábio Hernandes, reitor.
Dando continuidade ao que foi alinhado em Curitiba, a comissão organizadora do Paraná Faz Ciência se reuniu, nesta terça-feira (5), com representantes da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro (FAU) e da reitoria, no Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava. Entre os temas discutidos estiveram a comunicação do evento e a gestão de compras, que ficará sob responsabilidade da FAU.
Por Caroline Albertini
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.