
Paraná Faz Ciência fornecerá transporte para a rede pública de ensino e terá linha gratuita de ônibus
O Paraná Faz Ciência, que será realizado de 29 de setembro a 3 de outubro, busca divulgar a produção científica do nosso Estado. A partir do segundo dia (30), o Centro de Eventos da Cidade dos Lagos será o palco para esse momento de imersão no conhecimento. Para facilitar o deslocamento dos participantes, a Unicentro irá fornecer transporte para as escolas públicas de Guarapuava e região e está alinhando com a prefeitura municipal uma linha gratuita de ônibus.
Todas as escolas da rede pública e privada de Guarapuava são esperadas no Paraná Faz Ciência, já que é uma oportunidade de despertar o gosto e a curiosidade dos alunos para a produção científica. Pensando nisso, é importante viabilizar a ida das crianças e dos adolescentes, como explica um dos organizadores do evento, Jefferson Carraro. “Esse evento é custeado em sua grande parte pelo governo do Estado, senão a totalidade. Então, é importante a gente conseguir dar acesso às escolas públicas ao que acontece de ciência feita no Paraná”.
Para isso, a Unicentro irá fornecer transporte para buscar e levar os estudantes das instituições públicas. O objetivo é que escolas de municípios da região como Turvo, Prudentópolis, Candói, Campina do Simão e Inácio Martins também participem. “Nós estamos em contato, através da Prefeitura e com a ajuda do Núcleo de Educação, para que a gente traga esses estudantes para cá. Nós nos comprometemos a colocar um ônibus ao dia, minimamente, nesses municípios, para fazer esse transporte dos estudantes”, afirma Carraro.
A facilidade do transporte não se limita às escolas. Haverá uma linha gratuita de ônibus no período da tarde, das 13h às 18h, sendo o Centro de Eventos da Cidades dos Lagos o destino final. A rota ainda está em processo de construção, em conjunto com a prefeitura, mas o objetivo é englobar o maior número possível de bairros da cidade. Até o momento, o Centro , o Câmpus Santa Cruz e o Câmpus Cedeteg já estão confirmados na rota. Os pontos de desembarque para quem está retornando do evento ainda serão definidos.
Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Giovani Ciquelero