Projeto Nós Propomos realiza painel de apresentação no Paraná Faz Ciência

Projeto Nós Propomos realiza painel de apresentação no Paraná Faz Ciência

Nesta quinta-feira (2), quarto dia do Paraná Faz Ciência, o projeto de extensão Nós Propomos realizou um painel de apresentação do projeto e seus resultados no Centro de Eventos Cidade dos Lagos. A iniciativa busca desenvolver a cidadania e educação geográfica de alunos do ensino médio, acadêmicos das universidades e membros das comunidades indígenas do Paraná utilizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) número 11, que trata de Cidades e Comunidades Sustentáveis, e 13, que é sobre a Ação contra a Mudança Global do Clima.

A presença do projeto no Paraná Faz Ciência é de suma importância pelas atividades desenvolvidas no estado, como citou o professor Sérgio Claudino Nunes, da Universidade de Lisboa, coordenador internacional do Nós Propomos. “O Estado do Paraná, nesta altura, projeta-se como um dos estados mais marcantes do Nós Propomos. Tem duas universidades fortemente engajadas, comprometidas com o projeto, que são a Unioeste e a Unicentro, e isso é uma experiência única”. O professor também comentou sobre como o painel reuniu a comunidade envolvida com o projeto, “O painel juntou vários atores, juntou os professores em formação na escola indígena, professores que desenvolvem a escola, coordenadores, e estes momentos, que são uma espécie de momentos de liturgia acadêmica, são muito importantes para nos animarem, nos darem força”.

A professora Marquiana Vilas Boas também comentou sobre a importância do projeto para toda a comunidade. “O projeto Nós Propomos é um projeto que tem como base a formação para a cidadania territorial. É uma formação comprometida com as tribunas locais, com a pesquisa sobre o território, e a partir disso, tentar buscar soluções para os problemas que os estudantes identificam na sua comunidade”.

A bolsista do Nós Propomos, Ana Clara de Sá, também falou sobre como o projeto influi no seu desenvolvimento enquanto acadêmica, “Participo do projeto desde o início desse ano e tem sido uma experiência incrível. Tive contato com conhecimentos e metodologias muito únicos, como o desenvolvimento da cidadania territorial entre os jovens das escolas de Guarapuava e na comunidade indígena do Território Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras”. A estudante também comentou sobre a emoção em ver as apresentações do painel de hoje. “Ver os resultados do Nós Propomos sendo apresentados hoje no Paraná Faz Ciência foi muito enriquecedor, e colabora com que toda a comunidade reconheça o importante papel que esse projeto e a universidade têm na nossa sociedade e região”.

Também estavam presentes representantes do projeto nas universidades Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Além da representante do Colégio Estadual Padre Chagas, Ana Luiza Carneiro Bernadino e o acadêmico do curso de Pedagogia Indígena da Unicentro, Lisio Kuari Ropeju.

 

Por Luiza Lobo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *