Programa Ganhando o Mundo promove diálogo entre intercambistas

Programa Ganhando o Mundo promove diálogo entre intercambistas

Nesta quarta-feira (1°), a Coordenadoria de Relações Internacionais (Coori) e o Núcleo Regional de Educação (NRE) realizaram uma atividade de diálogo entre os alunos de mobilidade acadêmica do ensino médio e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). 

A intenção é que os alunos que viajarão em mobilidade no ano de 2026 se sintam mais confiantes e que os alunos que já retornaram possam compartilhar suas experiências, como citou a técnica pedagógica do programa Ganhando o Mundo, Cleide Wirmond “O evento é uma troca de experiências dos alunos que estiveram realizando o intercâmbio no primeiro semestre com os alunos que vão realizar o intercâmbio em 2026”. 

Os futuros intercambistas comentam que ouvir os relatos trazem mais ânimo para saber como será a sua experiência, como é o caso da Stephany Almeida de Lima, do Colégio Agrícola Arlindo Ribeiro: “É uma emoção muito grande, uma ansiedade pra gente vivenciar a nossa, ver eles vivenciando a deles e saber que vamos viver isso também”. A aluna também comentou sobre a felicidade em ver seu esforço sendo reconhecido por essas oportunidades oferecidas: “É muito gratificante saber que todo o meu esforço valeu a pena. A escola oportunizar isso, o governo também incentivar a gente, é muito gratificante, muito bom”. 

Já os alunos que participaram do intercâmbio no último semestre comentam sobre como a experiência foi enriquecedora, como relatou a aluna Naiara Lima de Freitas do Colégio Cívico Militar Heitor Rocha Kramer, que foi para Palmerston North, na Nova Zelândia, no período de fevereiro a junho. “Foi muito gratificante participar de algo tão grande sendo tão nova. Os conhecimentos que eu adquiri com isso são imensos, eu me tornei uma pessoa mais madura e mais independente”. A aluna também deixou um recado para os alunos que irão no próximo ano: “Vá, não sinta vergonha, converse com as pessoas e vá! Com ou sem vergonha”.

 

Por Luiza Lobo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *