
Paraná Faz Ciência reúne coordenadores de comitês de ética em encontro na Unicentro
Na manhã desta terça-feira (30), o Paraná Faz Ciência promoveu o Encontro de Comitês de Ética do Estado do Paraná, realizado no auditório do PDE, no Câmpus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
A abertura do evento contou com a palestra de Ida Cristina Gubert, docente e pesquisadora de ciências biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que apresentou um panorama sobre os dilemas e desafios éticos enfrentados pelos comitês de ética diante das novas tecnologias que vêm sendo incorporadas às pesquisas científicas.
Para Ida, os pesquisadores e estudantes têm que estar atentos às novas tecnologias e se alfabetizarem em inteligência artificial, por exemplo, utilizando-a com muito cuidado. “A ética tem que estar muito presente, nós precisamos de normas e regulamentações que possam nos nortear nas questões que vão ser abordadas nos protocolos de pesquisa, na conduta profissional e no nosso dia a dia mesmo”, apontou.
Na sequência, Thereza Cristina de Arruda Salomé D’Espíndula, docente da área de psicologia e bioética, também da UFPR, conduziu a segunda palestra do encontro, abordando o tema “Desafios éticos nas pesquisas com seres humanos: debates das ciências sociais e humanas”, enfatizando as especificidades dessas áreas e os cuidados necessários para a condução de estudos com responsabilidade ética.
Thereza aponta que até 2016, as questões éticas dos comitês eram voltadas apenas para pesquisas biomédicas e da área da saúde. “Mas, com o tempo, as ciências humanas também foram se colocando nessa necessidade e também foram precisando do comitê de ética para aprovar suas pesquisas. Hoje, a gente tem duas resoluções caminhando em paralelo, justamente para facilitar a todos esses pesquisadores”.
O Encontro de Coordenadores de Comitês de Ética do Paraná integra a programação do Paraná Faz Ciência, iniciativa que busca aproximar questões complexas de pesquisa à comunidade acadêmica. Segundo a coordenadora do Comitê de Ética (Comep) da Unicentro em Guarapuava, a docente do Departamento de Enfermagem, Juliana Rodrigues Hamm, o evento contou com a participação de pesquisadores e coordenadores de comitês de todo o estado, salientando a importância dos temas abordados nas palestras apresentadas.
“É importante nós estarmos reunidos para debater as inovações com relação à pesquisa e toda a legislação que a envolve. Pensarmos na proteção da participação dos usuários, na proteção dos participantes de pesquisa e das populações vulneráveis”, explicou Juliana.
Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens do Paraná Faz Ciência