Do local ao global: palestra destaca a importância da internacionalização de currículos acadêmicos

Do local ao global: palestra destaca a importância da internacionalização de currículos acadêmicos

Tema foi apresentado na manhã de terça, (30), pela pró-reitora Paula Echeverri, da Universidade de Antioquia 

A pesquisa científica é ampla e rompe fronteiras, inclusive territoriais. E é sobre as dificuldades e possibilidades da internacionalização da pesquisa científica que foi realizada a palestra “Do local ao global: princípios e práticas de internacionalização dos currículos”.

Durante a conversa, foram abordadas várias questões, incluindo a dificuldade linguística entre os universitários de diferentes nações. A pró-reitora da Universidade de Antioquia, Paula Echeverri, explica esse fator. “A língua não pode ser uma barreira para o desenvolvimento das pesquisas”, afirma. Segundo ela, além de internacionalizar currículos, é necessário usar o currículo como forma de transformar a mente das pessoas para ter aceitação das culturas nativas de suas nações ao invés de seguir cartilhas de dominação americana. “Você vê que muitos professores parecem aceitar a dominação cultural estadunidense de tal forma que preferem publicar seus artigos em inglês ao invés de português, espanhol na língua nativa do país. Isto me deixa muito triste, pois acredito que, ao invés do bilinguismo entre inglês e espanhol, devemos ensinar um multilinguismo, em respeito às diferentes culturas presentes na universidade” reitera Paula.

Embora os desafios sejam grandes, o Brasil tem tratado a internacionalização melhor a cada ano, estreitando laços e unindo capacidades e conhecimentos. “Isto faz com que os projetos sejam mais sustentáveis e que se enriqueçam em diferentes pontos de vista” declara.

Por Vinicios dos Santos Delera 

Atividade fez parte do primeiro dia do Paraná Faz Ciência 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *