Pavilhão do Paraná Faz Ciência é oficialmente aberto à comunidade

Pavilhão do Paraná Faz Ciência é oficialmente aberto à comunidade

São mais de 30 estandes abertos para visitação

Em Guarapuava, o corte da fita inaugural marcou a abertura oficial do pavilhão de estandes do Paraná Faz Ciência 2025, nesta terça-feira (30). O evento este ano é coordenado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e financiado pela Fundação Araucária (FA).

O Paraná Faz Ciência 2025 conta com a participação das sete universidades estaduais paranaenses e demais parceiros em ciência, tecnologia e inovação. O espaço, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, que ficará aberto até sexta-feira (3), reúne estandes de universidades e centros de pesquisa, museus, feira de profissões, Jornada Educatech, praça de alimentação, carreta da inovação e atividades culturais.

Para o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, o pavilhão representa um convite aberto à população. Ele destacou que toda a comunidade pode conhecer gratuitamente as iniciativas acadêmicas e científicas que transformam vidas. “Estamos muito felizes e certos de que vai ser um grande momento para a nossa cidade e para a região. Aqui é o espaço da família. Temos a certeza que muitos jovens e adolescentes se sentirão atraídos e vão em busca da ciência, da tecnologia, da inovação para realmente transformar sua vida e de seus familiares. Este é o objetivo da nossa universidade e do Paraná Faz Ciência”, pontuou.

São mais de 250 atividades, distribuídas entre os câmpus de Guarapuava e Irati. No total, estão abertos ao público 30 estandes e 180 projetos universitários.

O vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, ressaltou o esforço coletivo na preparação do evento e destacou que o Paraná Faz Ciência 2025 é um marco para a região. Segundo ele, a iniciativa aproxima a universidade da sociedade e mostra a importância da ciência e da inovação como ferramentas de transformação social. “A universidade precisa quebrar suas barreiras, precisa quebrar os seus muros e hoje nós estamos mostrando isso de uma forma muito clara e muito participativa. É muita gente da sociedade, muita gente da comunidade e é isso que precisamos fazer e vamos continuar fazendo”.

Segundo o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em exercício, Jamil Abdanur Júnior, “todo o sistema estadual de ciência e tecnologia está reunido para a realização desta semana, que é uma das maiores semanas de disseminação do que se faz em ciência e tecnologia no país, especialmente o que é produzido pelas nossas universidades e pelos nossos institutos”.

Paraná Faz Ciência 2025

O Paraná Faz Ciência segue aberto ao público até a próxima sexta-feira (03), das 9h às 21h. Haverá transporte gratuito saindo dos câmpus Santa Cruz e Cedeteg, em Guarapuava, além de praça de alimentação e espaço Kids no Centro de Eventos Cidade dos Lagos.

A programação, eixos temáticos e demais informações estão disponíveis no site oficial do evento.

Por Caroline Albertini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *