
Abertura do Paraná Faz Ciência em Irati tem palestra sobre inclusão na tecnologia
Nesta segunda-feira (29), teve início o Paraná Faz Ciência. A 5ª edição do maior evento científico do estado está sendo realizada na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com programação em Guarapuava e Irati.
“É uma possibilidade de conhecimento, de troca, de vivência, muito especial para todos – não só para os estudantes daqui, mas para os estudantes de todo o Paraná”, afirma a vice-diretora do Câmpus de Irati, professora Juliana De Conto.
Na abertura do Paraná Faz Ciência em Irati, o professor Luiz Renato Martins de Souza, da Universidade de São Paulo (USP), falou sobre a necessidade de incluir a perspectiva de pessoas com deficiência no desenvolvimento de atividades e produtos de inovação.
“As tecnologias têm que ser construídas não somente sobre ou para as pessoas com deficiência, mas com elas. Assim, a gente não deixa ninguém para trás”, sublinha o palestrante. “Uma inovação pode ser uma pequena tarefa que a gente faz, mas que inclui a todos. Só de estar incluindo todo mundo, isso já pode ser considerado uma inovação”, opina Luiz Renato.
O Paraná Faz Ciência é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária, com apoio das sete universidades estaduais. O objetivo do evento é aproximar a população do conhecimento científico e tecnológico e fortalecer as pesquisas produzidas nas universidades.
“Esse eu acho que é o maior ponto: levar um pouco mais do nosso conhecimento, da nossa vida acadêmica para a comunidade. E cada vez mais mostrar o quanto nós temos de desenvolvimento, de tecnologia, de inovação e de busca pelo aprimoramento da ciência dentro do nosso câmpus e da nossa instituição”, destaca a vice-diretora do Câmpus de Irati.
A programação do Paraná Faz Ciência continua até a próxima sexta-feira (3). Em Irati, serão 25 atividades ao longo da semana, distribuídas entre manhã, tarde e noite. O público iratiense poderá prestigiar palestras, oficinas, minicursos, apresentações culturais e sessão de cinema.
O evento é aberto à comunidade universitária, escolar e à população em geral. A programação completa no Câmpus de Irati pode ser acessada no site do Paraná Faz Ciência.
Feira de Profissões
Acadêmicos e docentes do Câmpus de Irati também se organizaram em escalas para participar de uma das atividades mais esperadas do Paraná Faz Ciência: a Feira de Profissões. A atividade ocorre em Guarapuava com o intuito de auxiliar estudantes da educação básica a decidirem suas futuras carreiras, além de divulgar os cursos ofertados nas universidades.
Gustavo Stopassoli, estudante de Letras Português Libras, é um dos discentes que vai viajar até a cidade vizinha para o evento e afirma estar ansioso pela experiência. “A Feira de Profissões, para mim, vai ser muito interessante, porque vai ser um ambiente novo e eu vou estar proporcionando às outras pessoas um conhecimento muito legal. O curso é muito bom e os professores são de ótima qualidade”, avalia.
A comunidade universitária do Câmpus de Irati também estará presente nas mostras de Extensão e de Iniciação Científica, que integram a programação do Paraná Faz Ciência em Guarapuava.
Por Amanda Pieta