Universidades públicas protagonizam o Paraná Faz Ciência

Universidades públicas protagonizam o Paraná Faz Ciência

Instituições de ensino superior apresentaram projetos de pesquisa e extensão que aproximam a comunidade ao conhecimento científico

Onze universidades públicas marcaram presença no Paraná Faz Ciência, o maior evento de divulgação científica do Estado, que aconteceu entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro em Guarapuava. Diversos alunos e professores representaram projetos que demonstram a força do ensino superior paranaense na pesquisa e extensão.

Ao longo dos cinco dias, pessoas de todas as idades, cidades e instituições compartilharam vivências, se divertiram e entraram em contato com diferentes áreas do conhecimento.

“Está sendo incrível vivenciar tantas experiências diferentes. Além das pessoas conhecerem o nosso projeto, tornando ele mais plural e próximo da comunidade, também temos a oportunidade de entrar em contato com outros projetos. Isso é muito enriquecedor”, conta Emanuele Schulze Pavão, acadêmica de Letras da Unespar.

A Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) foi a instituição sede da programação, participando de todas as ações que ocorreram nos Câmpus Santa Cruz, Cedeteg e Irati, bem como na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Bloco Didático de Medicina e no Centro de Eventos Cidade dos Lagos.

A universidade também promoveu uma Feira de Profissões, com estandes dos cursos de graduação, e espaços dedicados à divulgação de projetos institucionais espelhados pelo Centro de Eventos Cidade dos lagos.

As universidades levaram informação e conhecimento por meio de dinâmicas interativas e materiais práticos. Foto: Alice Rempel

“Embora represente uma grande responsabilidade, é imensa a satisfação em contribuir com a nossa comunidade, demonstrando que a ciência, a tecnologia e a inovação promovem a transformação regional. Para a Unicentro, é motivo de grande orgulho sediar este evento, que certamente marcará nossa história”, ressalta Fábio Hernandes, reitor da Unicentro.

Um dos destaques da iniciativa foi a aproximação entre estudantes do ensino fundamental e médio com o mundo da graduação. “A Unicentro sediar o Paraná Faz Ciência está fazendo muita diferença, e esperamos que isso se repita mais vezes ao longo dos anos”, afirmou Bárbara Canali Dalla Corte Horst, Assessora Administrativa da Pró-Reitoria de Ensino da Unicentro.

Unicentro marcou presença em todas as atividades do evento, reforçando seu papel na promoção da ciência e do conhecimento.

Conheça alguns dos projetos apresentados no Paraná Faz Ciência

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

A UEL trouxe os projetos: Projeto Cultivando Saúde; ABC, Aprendendo Biotecnologia e Ciência; Democracia em Jogos e Atenção Domiciliar, Higienização Bucal em Pacientes Acamados Dependentes.

A gente quer informar de um jeito leve e divertido, sem estresse e sem deixar o assunto desinteressante”, destaca Ambar Manini, da UEL, que apresentou o Projeto Democracia em Jogos.

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Dos Campos Gerais, estudantes da UEPG trouxeram para o Paraná Faz Ciência os projetos: Consultório financeiro de economia; Desenvolvimento de filamentos para a manufatura aditiva (impressão 3D); Nanopartículas de cobre para aplicação na área da saúde e BioModel: Biologia Integrativa e Modelagem de Não-Ruminantes.

“Está sendo uma experiência gratificante, ainda mais tendo uma comunicação com o meio acadêmico e também com pessoas de escolas, independente da faixa etária”, comenta Fernando Bittarello, do curso de Zootecnia.

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS)

Com presença de estudantes de diferentes campis, a UFFS trouxe muitos projetos para Guarapuava, incluindo: Divulgação “Destino UFFS” – divulgação dos cursos de graduação e pós da UFFS; Cosméticos com erva mate; Viva mais mate; Biossensores; Ração para grilo; Alimentação para peixe; Bebida fermentada com kefir; Bandejas biodegradáveis e Curativo com fitoterápico de pitanga e goiaba.

A docente da instituição, Adelita Maria Linsmeyer, reconhece que eventos como o Paraná Faz Ciência são enriquecedores e transformadores. “Participar de um evento como esse é muito importante porque ajuda a quebrar paradigmas. Além disso, possibilita que projetos despertem o interesse nos jovens e crianças”.

Universidade do Norte do Paraná (UENP)

Outra instituição estadual do Paraná, a Uenp, veio com três projetos para o PFC 2025, sendo: Projeto de extensão atividades de psicoeducação para usuários de substâncias psicoativas; Assessoramento e capacitação de produtores de leite do norte do Paraná e Humanizar.

A oportunidade de apresentar as ações desenvolvidas em municípios distantes de Guarapuava chamou atenção de Ana Gabriele Campos de Farias, estudante de Medicina Veterinária. “Passou muita gente, e tivemos experiências variadas. Conseguimos trocar conhecimentos com outros cursos, tanto de áreas parecidas quanto de áreas completamente diferentes”.

Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Os projetos Clube de leitura João Anzanello Carrascoza; Espaço Maker da Agência de Inovação Tecnológica (Agitec) e Elas Inspiram foram os projetos escolhidos pela equipe da Unespar para serem divulgados durante os cinco dias de evento em Guarapuava.

“O Paraná Faz Ciência é a oportunidade de você ter contato com projetos incríveis e adquirir mais conhecimento. É uma experiência maravilhosa”, comenta Marcelo Gomes dos Santos, integrante do Projeto Elas Inspiram.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Dividindo espaço com as universidades estaduais, a UTFPR, câmpus de Guarapuava, conseguiu trazer para o PFC várias ações e atividades para a comunidade, como a Iniciação Científica da UTFPR Guarapuava; Projetos de extensão UTFPR Guarapuava; Tratamento do biodiesel com a erva-mate; Jogo sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Próteses robóticas; Simulações computacionais na área da engenharia mecânica; Empresas incubadas e Empresas juniores.

Mesmo que a comunidade que esteja participando já conheça muitos dos projetos dos estudantes, difundir o conhecimento para visitantes de fora da cidade também é destaque para a instituição, como aponta Cristiane Souza Pedroso, Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação UTFPR Guarapuava. “Está sendo bem importante porque as pessoas estão vindo, conhecendo o desenvolvimento da pesquisa dentro do Campus”.

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Nos corredores do PRFC também destaque para os projetos da UFPR, que veio para:

Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola

UFPR Óptica: Student Chapter

FIBRA: Brincando e Aprendendo com a Ciência

Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR

Museu de Ciências Naturais

Solo na Escola

Projeto Escola de Surfe Comunitária

Iniciativa Startup Experience

“O Paraná Faz Ciência é um espaço privilegiado para atingir o público escolar, conhecer outros projetos e promover trocas que agregam muito à nossa experiência” – Edmar Almeida de Macedo (Técnico em assuntos educacionais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura UFPR).

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

Projetos de Extensão Unila

Peça Civilizido, Coletivo teatral Cote’Coi

Curta metragem AY Plástico

“É interessante que esses estudantes possam circular por esses espaços e conhecer o que é produzido em termos de ciência nas universidades públicas do Paraná, tanto estaduais quanto federais” – Luciano de Miguel (Chefe do Departamento de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e trabalho, além de produtor cultural da Unila)

Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Análise da Quiralidade em solução orgânicas via polarimetria

Projeto de experiências da piscicultura e agricultura familiar

Simulador de idade avançada

Fundamento das Cores

Fundamento dos Pixels

Monitoramento de eletricidade estática

Utilização de drones para mapeamento de culturas e plantações

“É importante para nós levar conhecimento tanto a quem ainda não está na universidade, quanto àqueles que já fazem parte dela, mas em outros cursos” – Paola Carolina de Sousa Beltrame (Química Licenciatura Unioeste).

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

CerAUP – Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana

Matemativa

Neuroversa

“O ambiente está ótimo, a estrutura é muito boa e as pessoas são bastante receptivas” – Luiz Augusto Aguiar Melânia (Agronomia UEM)

Instituto Federal

Gajac – Laboratório Maker Gajac

Criação e manutenção de um banco de cepas microbiológicas

Projeto de papel reciclável com bagaço de laranja

Projeto de utilização de tinta de lula

“É muito interessante poder compartilhar o que fazemos na faculdade com outras pessoas” – Isabele Fernandes Daniel (Projeto Mapa Celeste para pessoas com deficiência visual do Gajac. Instituto Federal)

Por Alice Ribeiro Rempel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *